Oficina de Formação chega a Carauari e fortalece rede de proteção à infância e adolescência
Ação realizada pelo IACAS em parceria com a Petrobras reúne profissionais do Sistema de Garantia de Direitos para dois dias de formação, escuta e articulação.
Teve início na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, no município de Carauari-AM, o 1º módulo da Oficina de Formação para os Agentes do Sistema de Garantia de Direitos, promovida pelo Projeto Mobilizar e Agir, uma realização do Instituto IACAS em parceria com a Petrobras.
A formação está acontecendo na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, e reúne representantes da assistência social, saúde, educação, segurança pública e conselhos municipais, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência no território.
Conduzida pela especialista Silvia Carla e coordenada por Amanda Ferreira, coordenadora geral do IACAS, a oficina promove reflexões, debates e estratégias práticas para o enfrentamento das violações de direitos, especialmente a violência sexual contra crianças e adolescentes.
“Esse momento é de grande importância para alinharmos discursos, fortalecermos conexões e garantirmos que o atendimento às vítimas de violações seja cada vez mais humanizado e eficaz”, afirma Amanda.
O Projeto Mobilizar e Agir está presente em cinco municípios do Amazonas e tem como missão mobilizar e formar agentes da rede de proteção, promovendo ações educativas e estratégias de prevenção à violência sexual infantojuvenil.
É por meio da escuta, da formação e da articulação entre profissionais que conseguimos construir respostas mais qualificadas diante das violações. Nosso compromisso é com a proteção integral das crianças e adolescentes”, reforça Amanda.
Carauari é o quarto município do Amazonas a receber o primeiro módulo da formação, que já passou por Coari, Codajás e Tefé. O projeto segue em curso até 2028, com o compromisso de mobilizar e capacitar agentes públicos e da sociedade civil para garantir direitos com dignidade, sensibilidade e atuação integrada.
Foto: Oficina Carauari/IACAS