Sobre nós

Objetivo

O Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio – IACAS – inspirado em princípios cristãos, sem qualquer distinção quanto a raça, cor, credo político ou religioso, tem os seguintes objetivos de ordem promocional, assistencial, acolhimento e de combate à pobreza:

I – Incentivar criança e adolescente, bem como sua família, na busca de sua dignidade tanto brasileiros como imigrantes e refugiados;

II – Promover a formação e a autonomia de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal;

III – Combater a exploração e a violência sexual à crianças e adolescentes com medidas preventivas e mobilizadoras, além do acompanhamento as vítimas de exploração e violência sexual;

IV – Acolher adultos ou famílias, que devido a grave generalizada violação de direitos humanos, é obrigada a deixar seu país de nacionalidade buscando melhores condições de vida em outro país, e respeitando o regimento interno da instituição;

V – Respeitar o art. 227 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, estabelecendo que é dever da sociedade, do Estado e da família, assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Art. 2º do Estatuto Social do IACAS).

Michely Otas da Silva

Presidente

Alessandra Maia de Souza

Vice-Presidente

Priscila Serra Pinto Goulart

Primeira Secretária

Dayse da Silva Castro

Primeira Tesoureira

Parceria
Prêmios

A história do IACAS confunde-se com a história e militância da Amanda Cristina Ferreira Gomes, fundadora e coordenadora geral do IACAS. Apesar de muitas homenagens e prêmios terem sido dados em nome da Amanda, a organização também recebe conjuntamente as homenagens e prêmios:

  • 🏆 – Prêmio Transforma MIAW na categoria “Transforma Nenhuma A Menos” – dedicado às vozes femininas que atuam no combate e acolhimento de vítimas da violência contra a mulher, MTV 2020.
  • 🏆 – Prêmio Viva, Marie Claire e Instituto Avon, Categoria Sociedade Civil, 2019.
  • 🏆 – Homenagem em reconhecimento ao trabalho na mobilização para garantia dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens no âmbito da sociedade amazonense e participação na Audiência Pública pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2019.
  • 🏆 – Prêmio Inspiração – Homenagem as iniciativas altruístas de brasileiros que inspiram pessoas no Brasil. Programa Caldeirão do Huck – Rede Globo de Televisão, 2018.
  • 🏆 – Homenagem da Câmara Municipal de Manaus em reconhecimento ao trabalho desempenhado, IACAS, 2016.
  • 🏆 – Prêmio Valores Comunitários e Familiares, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, IACAS, 2016.
  • 🏆 – Medalha da Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas, 2016.
  • 🏆 – Honra ao Mérito pela passagem do Dia Internacional da Mulher pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2016.
  • 🏆 – Diploma de Mulher do Ano pela Câmara Municipal de Manaus, 2015.
  • 🏆 – Honra ao Mérito em reconhecimento à sua relevante contribuição na defesa e proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2015.
  • 🏆 – Finalista do Prêmio Itaú Unicef, IACAS, 2015.
  • 🏆 – Homenagem da Câmara Municipal de Manaus pelo desenvolvimento de vários projetos sociais viabilizando assim o convívio dessas pessoas com a sociedade manauara, 2014.

PROJETO MOBILIZAR E AGIR

Através do projeto Mobilizar e Agir, o IACAS fortalece a rede de proteção à criança e ao adolescente, e empodera crianças e adolescentes para serem protagonistas no enfrentamento as violações de direitos, em especial, a exploração sexual.

  •  1 – Fortalecer os vínculos familiares e o protagonismo infanto-juvenil.
  •  2 – Articular as políticas institucionais entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
  •  3 – Mobilizar a rede de proteção local através de Eventos com a participação da comunidade.
Projeto Mobilizar e Agir

Através do projeto Mobilizar e Agir, o IACAS fortalece a rede de proteção à criança e ao adolescente, e empodera crianças e adolescentes para serem protagonistas no enfrentamento as violações de direitos, em especial, a exploração sexual. A partir de oficinas, seminários e eventos nos quais são abordados diversos temas relacionados aos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, para que esses sejam multiplicadores dentro das suas comunidades, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento social, com vistas à construção de uma comunidade que proteja as crianças e adolescentes e que estes sejam protagonistas de suas ações.

A metodologia de execução do projeto, tem por base os princípios de Paulo Freire, no que tange o incentivo às crianças e adolescentes em realizar descobertas mediante as práticas sociais e a construção de conceitos por meio da sua própria realidade social e educacional.

As ações do projeto são:

(1) Fortalecer os vínculos familiares e o protagonismo infanto-juvenil, através do acompanhamento psicossocial e oficinas para crianças e adolescentes nas comunidades atendidas pelo projeto.

(2) Articular as políticas institucionais entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, no enfrentamento a violência sexual contra criança e adolescente, através da realização de seminários para os agentes da rede de proteção à criança e ao adolescente.

(3) Mobilizar a rede de proteção local através de Eventos com a participação da comunidade em geral com objetivo de informar e sensibilizar para a responsabilização de todos quanto ao cuidado a criança e ao adolescente com foco nas violações de direitos.

Manaus/Amazonas

 Bairro Santo Antônio, Zona Oeste

  •  Comunidade Vila da Felicidade, Bairro Mauazinho, Zona Leste

Coari/Amazonas

Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Martelo
Comunidade Nazaré Terra Vermelha
Comunidade São João do Moura
Comunidade Santa Maria do Curupira
Comunidade Família
Comunidade Nossa Senhora de Nazaré da Ilhinha