IACAS mobiliza ações em Manaus, Coari e Carauari pela campanha nacional “Faça Bonito”

IACAS mobiliza ações em Manaus, Coari e Carauari pela campanha nacional “Faça Bonito”

Em parceria com a Petrobras, Instituto promove atividades de sensibilização, palestras e ações públicas pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abusoe à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) está promovendo, ao longo deste mês de maio, uma série de mobilizações nos municípios de Manaus, Coari e Carauari, através do projeto Mobilizar e Agir, realizado em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

As atividades fazem parte da campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que em 2025 celebra 25 anos de mobilização e compromisso com a proteção integral da infância e da adolescência. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a campanha visa mobilizar toda a sociedade no enfrentamento às diversas formas de violência sexual infantojuvenil.

 

Programação nas capitais e no interior

A programação teve início em Manaus no dia 12 de maio, com palestras, rodas de conversa e mobilizações em escolas públicas, centros de referência e espaços de grande circulação. Até o dia 18 de maio, o cronograma inclui:

  • Palestras em escolas da rede pública estadual e municipal

  • Encontro com organizações parceiras, como a Associação Pestalozzi

  • Ações de panfletagem e diálogo com a população no Centro de Manaus

  • Mobilização junto a trabalhadores no Porto da Ceasa

  • Encerramento com grande ação pública no Complexo Turístico da Ponta Negra, no domingo (18/05)

 

Simultaneamente, o IACAS também realiza ações nos municípios de Coari e Carauari, por meio das equipes locais do projeto Mobilizar e Agir. Nas duas cidades, a programação conta com atividades educativas em escolas municipais, como palestras, oficinas, rodas de conversa com estudantes e ações comunitárias em parceria com conselhos tutelares, lideranças e demais instituições do Sistema de Garantia de Direitos.


As atividades da campanha visam ampliar a conscientização sobre os sinais da violência sexual, divulgar os canais de denúncia e fortalecer o engajamento comunitário na proteção das crianças e adolescentes. O símbolo do movimento, a flor amarela, representa a delicadeza da infância e o compromisso coletivo com a sua defesa.

 

Fotos: Divulgação Iacas

You May Have Missed