Em Brasília, Amanda Ferreira foi recepcionada pela primeira dama, Janja em Audiência Pública

Manaus – Amanda Ferreira, coordenadora do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e também coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Amazonas (CEVSCA), esteve presente na Câmeras dos Deputados em Brasília – DF para Audiência Pública, para tratar das leis da infância e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O encontro reuniu representantes do CEVSCA, Rede Ecpat Brasil (Ecpat) e da Campanha Nacional Faça Bonito as mesmas foram recebidas pela primeira-dama, Janja Lula da Silva. Durante a pauta, o coletivo reforçou a agenda temática que envolve a mobilização do 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Apesar de ser ressaltado o dia 18, as mobilizações da rede acontecem durante o ano inteiro, mas é em maio que ocorre a convocação geral sobre o tema para governos, sociedade e famílias.

 

Sobre o 18 de Maio

Em 2023 chegamos ao 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.

Esse ano temos ainda como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.