Projeto Mobilizar e Agir realiza oficinas com o tema “Cultura de Paz: construindo relacionamentos saudáveis” a comunidades de Coari, no Amazonas

O segundo dia de oficinas socioeducativas promovidas pela equipe do IACAS através do projeto Mobilizar e Agir, em parceria com a Petrobras, no município de Coari, no estado do Amazonas, alcançou mais duas comunidades interioranas na última quarta-feira (16/08): Comunidade Deus Proverá de Juaruna e Comunidade Nossa Senhora do Curupira.

Com o tema “Cultura de Paz: construindo relacionamentos saudáveis” em pauta, a educadora social, Jamily Silva e a psicóloga, Sidyany Farias, desenvolveram atividades com as crianças e adolescentes das comunidades que reforçassem os fatores essenciais para uma cultura de paz mundial, destacando a importância dos direitos humanos, da educação, do respeito ao próximo, da comunicação não violenta, da preservação ambiental, entre outros.

“Quando falamos de cultura de paz, estamos instruindo através de informações e reflexões que podem prevenir a violência. Para isso, o primeiro passo é o respeito”, disse Sidyany Farias. “Na oficina busquei destacar principalmente aos adolescentes que todos têm a responsabilidade de promover uma cultura de paz. A paz nasce primeiro através de nós quando enfrentamos problemas e conflitos por meio da comunicação não violenta, respeitando as diferenças e protegendo os direitos das pessoas”, finalizou.

Houve ainda uma roda de conversa com os adultos presentes, onde a assistente social, Katiussia Souza, frisou o dever e compromisso dos mesmos na proteção das crianças e adolescentes, bem como os tipos de violências existentes e formas de combate. A programação reuniu o total de 47 pessoas.