Avanços e desafios na política de atendimento às vítimas de violência sexual, é tema do seminário promovido pela CEVSCA

Manaus – A programação da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” segue na manhã desta terça-feira (23) com o propósito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O evento acontece no Auditório Deputado Berlarmino Lins na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na zona centro-sul de Manaus.

O evento é realizado pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Petrobras, Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) e a Secretária de Saúde do Estado do Amazonas. O comitê luta pelos direitos das crianças e adolescente, garantindo o seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A primeira mesa foi composta pelo professor da Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Marck Torres que palestrou sobre o tema, Cenário da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A mesa teve sequencia com a participação de Alcione Lelo Reis, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas – CEDCA, Adna Benedita Portugal Pinheiro, Conselheira de Direito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus – CMDCA, Márcia Maria de Souza Miranda Conselheira do CEDCA pela CNBB/Pastoral do Menor e Articuladora da Cáritas do Regional Norte 1, Rosalina Moraes Lobo Secretária Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, os mesmos dialogaram sobre o tema, Avanços e desafios na política de atendimento às vítimas de violência sexual no Amazonas.                                                                                     

Segundo a Coordenadora do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) e do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Amanda Ferreira, o seminário tem como objetivo trabalhar ações que proteja crianças e adolescente.

“Faz 23 anos que o Faça Bonito realiza está campanha para que nossas crianças sejam cuidadas e protegidas, mas que também, penalize os abusadores. Hoje de uma forma muito particular, nós temos uma matéria que foi ao ar pelo Jornal Nacional que macha esse estado, que desperta um lugar onde não protege suas crianças, onde turismo ainda acontece com foco de sexual, e o que é pior, o turismo que é sexual para crianças e adolescente essa uma ação que precisa crescer, que precisa avançar para as crianças não sofram como a criança que saiu na matéria do fantástico, este mal de 10 anos de abuso e exploração sexual”, declarou a coordenadora.

A programação segue até às 16h, e ainda conta com a presença de várias autoridades, inclusive da Delegada Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho.

PROGRAMAÇÃO

9h00 Mesa 1: Cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes a partir dos dados oficiais Dr. Marck Torres Professor da Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

10h00 Mesa 2: Avanços e desafios na política de atendimento às vítimas de violência sexual no Amazonas.
Mesa composta por, Alcione Lelo Reis Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas – CEDCA, Adna Benedita Portugal Pinheiro, Conselheira de Direito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus – CMDCA, Márcia Maria de Souza Miranda Conselheira do CEDCA pela CNBB/Pastoral do Menor e Articuladora da Cáritas do Regional Norte 1, Rosalina Moraes Lobo Secretária Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC.

11h00 Ressonância 12h00 Intervalo do almoço .

14h00 Mesa 3: Violência sexual e o Movimento LGBTQIAPN+

Mesa composta por Dra. Dária Barroso Serrão das Neves, Médica ginecologista na Secretaria de Estado de Saúde e Coordenadora do Ambulatório da Diversidade Sexual e Gêneros, Michele Pires Lima Mestre em História Social e Presidente da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas – ASSOTRAM, Denison Melo de Aguiar Advogado, Professor Universitário e Coordenador da Clínica de Direito LGBT na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

15h00 Mesa 4: Crimes sexuais contra crianças e adolescentes na internet
Mesa composta pelo, Dr. Antônio Lara Marialva Meireles Rondon Júnior, Delegado Titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos Dra. Joyce Coelho Viana Delegada Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Dra. Letícia Prado da Silva Cavalcanti de Holanda Delegada de Polícia Federal.

16h00 Ressonância e encerramento.