Seminário Estadual 18 de Maio é realizado pelo CEVSCA em Manaus

Manaus – Na manhã desta segunda-feira (22) aconteceu o primeiro dia do Seminário Estadual 18 de Maio, o evento é uma realização do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Petrobras, Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) e a Secretária de Saúde do Estado do Amazonas.

O evento tem como objetivo lutar pelo direito da criança e do adolescente, garantindo o desenvolvimento da criança de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Durante a programação a procuradora-Chefe do trabalho, recebeu Menção Honrosa pelos relevantes serviços em prol das crianças e adolescentes do Estado do Amazonas, Alzira Melo Costa, foi homenageada pelos relevantes serviços em prol das crianças e adolescentes do estado do Amazonas.

O seminário teve início com o tema, “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção”, ministrado pela escritora e pedagoga, Caroline Arcari, especialista em educação sexual, autora do livro Pipo e Fifi, a mesma ressaltou a importância dos cuidados que os pais devem ter com suas crianças, referindo-se ao autoconhecimento do corpo e do que pode e o que não pode ser tocado. Na sequencia a Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, palestrou sobre o tema, “Resgate Histórico e o Cenário atual da Política de Atenção às Vítimas de Violência Sexual no Brasil”.

 

A programação segue até terça-feira (23).